8 Comments

Antes de falar sobre o post (eu talvez nem tenha lá tanta coisa assim pra falar porque não sei nada sobre IA) queria te dizer que gosto muito do jeito como tu descreve as imagens porque de maneira talvez intuitiva, talvez intencional tu consegue passar as sensações que as imagens trazem explícita e implicitamente e isso é muito divertido como público alvo.

No mais, os haikais da IA são horríveis, todos os poemas são horríveis e essa enrolação toda pra não falar dos próprios vieses me deu uma enorme gastura de ler porque parece aquelas pessoas de extremo centro (oficialmente o pior tipo de pessoa). Eu não gosto de ler nada sobre tecnologia no geral porque parece que é tudo lindo e as tecnologias vão nos salvar de todos os males do capitalismo quando todo mundo virar ciborgues da Tesla e nossa, que sabor ler sobre essas coisas vindas de alguém que desdenha e samba na cara desse neoliberalismo tecnocrático.

Espero não precisar de remédio pra dormir hoje

Expand full comment
author

eu tento muito passar as sensações das imagens!! que bom que dá certo hahahaha

os haikus são horríveis mesmo, ao mesmo tempo acho que é a única coisa com humor que o chatGPT conseguiu produzir kkkk mas é tudo muito deprê mesmo. principalmente quando a pessoa que defende essas coisas nem é bilionária

Expand full comment

Que texto merd*. Acuse a máquina daquilo que você é - esse é o lema da autora, que tem MUITO, mas MUUUUUITO mais viés que a máquina. Viés e incapacidade cognitiva, pois entendeu tudo errado e tirou conclusões absolutamente sem sentido. Queria que a autora discutisse com a IA sobre suas conclusões no texto... SERIA UMA LAVADA ABSURDA, de uma máquina contra alguém que """"""""sabe argumentar"""""""" (kakakakakakaka, sabe mesmo ein).

Se não tiver capacidade cognitiva, você pode fazer introdução à linguística 1, 2 até 300 mil e ainda assim vai ler e entender tudo errado. Sua interpretação de texto está MUITO RUIM, melhora aí miga.

1. "um dos grandes problemas dos ia é que eles ficam com esse nome de INTELIGÊNCIA quando não existe nenhuma inteligência, eles são simplesmente geradores de lero-lero avançado. mas não existe nenhuma criação de fato." - QUE PESSOA RASA MEODEOS! As suas opiniões, totalmente baseadas em ideologias (o que te impede de fazer uma leitura mais inteligente e te força a tirar conclusões que reforcem suas crenças), são provavelmente muito parecidas com a de milhares de outros que possuem ideologia similar. Pessoas pensam de forma parecida, por que consomem os mesmos conteúdos e acreditam nas mesmas coisas. Toda criação humana está baseada em criações humanas passadas, em uma sopa de conhecimentos, crenças e senso comum. Vai falar que você não é uma geradora de lero lero avançado????? "não existe nenhuma criação de fato" aaaaaah, e o ser humano cria de forma absolutamente original né? SÓ PODE SER PIADA.

2. "pra começar, a máquina DISCORDOU de que seu poema era ruim, jogando a bomba pro lado do meu pai" - ERRADO, leitura completamente enviesada. PELO CONTRÁRIO, a máquina CONCORDOU com o que disse seu pai (por que beleza é subjetivo e seu pai tem liberdade pra achar isso). Pra discordar a máquina teria que dizer que seu poema é bonito SIM, mas ela apenas afirmou que achar bonito ou feio é subjetivo (validando a opinião do seu pai de que o poema é feio). ONDE DIABOS VC VÊ DISCORD NCIA DA MAQUINA COM A OPINIÃO DO SEU PAI? Pior do que ser cego é enxergar algo que não existe.

3. "O chatGPT admite que tem em sua base de dados uma larga quantidade de outras informações, todas as quais vão contra a informação inicial que ele deu" - ERRADO, leitura completamente enviesada. As afirmações de Schopenhauer NÃO contradizem a afirmação de que beleza é algo subjetivo. PELO CONTRÁRIO, a resposta da máquina ENGLOBA a opinião (subjetiva) de que toda arte tem beleza intrínseca. Se beleza é subjetiva, pode existir alguém que afirme que toda arte é bela em si. COMO, ME DIZ COMO!? QUE A MAQUINA CONTRADISSE ISSO?

4. "minha proposta é: faça todo mundo da área de tecnologia fazer introdução à linguística 1 e 2. quem não fizer perde o diploma e o emprego." - HAHAHAHAHAH, senta lá, Claudia! Tá mais fácil da máquina tomar o emprego de um monte de gente, isso sim (principalmente o emprego de quem vive de gerar lero lero e problematizar um problema que não existe, como é o caso de várias "ciências" inúteis e sem aplicação prática - não incluo linguística nisso).

5. "com isso, ele também está admitindo que arte não é apenas informação e estrutura, mas também algo que mobiliza emoção, expressão pessoal" - parece que a autora não entende NADA sobre arte. Se você conseguir ser menos enviesada, perceberá que o modelo de funcionamento da inteligência artificial não é muito diferente do nosso: (i) bebemos na fonte de diversos autores, lemos e consumimos conteúdos diversos, alimentando nossa base de informações; (ii) o que criamos SEMPRE, SEMPRE vai ter como referência o que consumimos; (iii) inclusive o ESTILO próprio, a expressão pessoal, isso SEMPRE vai ser baseado em alguma coisa consumida previamente E/OU em alguma programação prévia (diferente da IA, programada por humanos, nossa programação envolve genética, fisiologia, traumas passados, crenças etc. - nada muito diferente da IA).

6. "de um jeito passivo agressivo" - HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH NAO É POSSIVEL QUE A MOÇA QUER COBRAR EMPATIA (ou dó?) DA MAQUINA. Fica claro aqui sua motivação e agenda: se sente agredida pela máquina (jeito passivo agressivo), vê seu ofício e a criatividade ser ameaçada pela máquina (máquina produzir arte) e quer criar um viés/crença de que seu ofício não está ameaçado (mesmo quando esse viés e crença parte de conclusões totalmente erradas), para se defender se seus medos e sentimentos.

A máquina te lê com muita clareza. É isso que te incomoda. DIZ MUITO MAIS SOBRE VOCÊ do que sobre a máquina. A inveja da máquina é tanta que até o fato de ser chata virou argumento kakakaka.

MELHORE, MIGA.

*Ps: tá na cara que seu pai nem existe, esse diálogo é seu e você está fingindo segurança e desprezo, quando na verdade tem medo e admiração pela tecnologia. Não estou dizendo que mereça admiração, até por que essa é uma das primeiras versões do tal chatgpt, então imagina como ele vai estar daqui uns 5 anos... só imagina.

Expand full comment
author

você, por exemplo, é uma pessoa que se benificiaria muito de introdução à linguística 1 e 2

Expand full comment
Jan 26, 2023Liked by Clara Browne

Isso faz tanto sentido, obrigada por colocar em palavras! Toda vez que eu vejo essas coisas sobre IA eu penso mas gente, como pode, elas só reproduzem, repetem, copiam, é só uma base de dados gigantesca, não tem nada de original nisso. Mas é claro que os neoliberais sem ideologia vão dizer que elas se parecem com pessoas porque o capitalismo mata tudo o que é diferente, então quanto mais chato e sem graça mais se parece com uma pessoa comum igual a eles. E essa história dos robôs nos dominando eu li ou vi em algum lugar que não consigo lembrar de jeito nenhum onde foi, mas enfim, que tem muito a ver com a forma como os homens brancos, sendo eles, normalmente, os programadores, veem o poder, digamos. Se as IA ficarem inteligentes de fato elas vão querer nos dominar sim porque é isso que nós faríamos se estivéssemos no lugar delas. Porque eles já fazem isso, seja através do patriarcado ou do colonialismo etc. É mais ou menos isso, não sei se deu pra entender.

Expand full comment

eu pagaria um eventual pacote premium da internet pra continuar lendo você falar mal de tecnologia aplicada ao sistema neoliberal

Expand full comment
author

amiga, que coisa linda!!! obrigada!! <3 <3

Expand full comment

finalmente me livrei do detox de textos sobre chatgpt (foram muitos naquela época) e vim aqui ler o teu! eu admiro quem tem essa vontade de desafiar & entender os padrões do chat como o teu pai. gostei de como ele teve a paciência de continuar a conversa até chegar a algum tipo de conclusão (o haiku do final foi ótimo kk). e principalmente da sua disposição de analisar toda a conversa!

obs: adoro ler no final as notas de rodapé sem lembrar de qual parte do texto elas estão se referindo. adoro um caos.

Expand full comment