103 Comentários
Avatar de User
Avatar de Julha

tecnodiversidade do yuk hui é fantástico, ajuda a tbm pensar na internet pra além das redes sociais (o que é um bloqueio pra muitas pessoas quando vão discutir o tema)

Avatar de Clara Browne

Sim!!! Esse é um que só li parte porque Vida, mas é o mais urgente na minha lista

Avatar de Seane Melo

Que bom que posso dizer: "amiga, você é uma amiga!" com toda propriedade. Como você sabe, eu já gostei do sociedade do cansaço, então fiquei com altas expectativas nas suas recomendações! Tenho muito interesse em falar mal do capitalismo. Estou ansiosa para seguir essa lista de leituras 🥰

Avatar de Clara Browne

amiga, eu juro que pensei em você escrevendo essa newsletter!!!! agonia do eros é 100% suas piras! quando ler, divide comigo seus pensamentos <3

Avatar de Ludmila Primo

Depois dessas indicações vou prourar me inteirar de tudo para estar preparada para quando meu sonho de passar 10h ininterruptas em cima de um palanque falando mal do capitalismo se realizar.

Obrigada, Clara.

Um beijo.

Avatar de Luiz Henrique Dourado

Curti o texto, salvei indicações, mas fiquei na dúvida se dava o like (ou amém), na dúvida, cliquei 😉

Avatar de Clara Browne

Hahahhaha amém, irmão 🙏

Avatar de Marcio Melo

Finalmente um lugar seguro pra dizer que a sociedade do cansaço é um livro bem mais ou menos 😬

Avatar de Clara Browne

Esse é um espaço seguro pra falar mal de qualquer teórico ou artista de sucesso!!! Pouquíssimas exceções kkkk bem-vindo!

Avatar de Lalai Persson

Meu Deus! Quanta coisa pra comentar. Hahahahha. Adorei a lista! E tô ainda tentando tirar o ranço do Han depois da leitura que assisti dele em Berlim. Achei-o tão entediante, quase dormi! Mas gosto muito de algumas obras e a maneira como ele vai construindo o pensamento (como vc cita no texto). Btw, ele é realmente muito alemão!!!

Avatar de Clara Browne

Lalai!!!! Não acredito que ele é entediante!!! Pra mim, uma das graças de ler o Han é que ele é muito engraçado kkkkkk mas, bom, ele também meio que só é um velho que acha tudo feio e chato, né kk achei lindo cê quase dormir numa leitura dele, se tivesse babado eta icônico!

E OBRIGADA!!! Ele é MUITO alemão!!!!

Avatar de Lalai Persson

e ele meio falou mal da Hannah Arendt e fiquei chateada. Hahahaha

Avatar de Fernando Martins

que escrita maravilhosa. e obrigado pelas dicas

Avatar de Mario Henrique Lima

eu usei o No Enxame como referência do meu TCC! é muito bom! ❤️

Avatar de Christian von Koenig

Alerta de utilidade pública!

Avatar de ana gabriela freire

Eu tive que ler MacLuhan e Manuel Castells no meu curso (contexto: sou graduada em jornalismo). Salvando os outros nessa lista pra ler depois e porque eu pretendo fazer uma pós na área de dados. Parecem muito interessante ^^

Avatar de Clara Browne

MacLuhan e Castells são clássicos!! Eu tive que ler no mestrado só porque me criticariam se não estivessem nas referências bibliográficas. Então li e falei mal kkkkkk

Qual a sua ideia pra pós? Conta mais!

Avatar de Bolívar Escobar

Que ótima lista! Estou terminando meu doutorado e ele envolveu uma revisão historiográfica da internet. O livro do Turner foi um dos que eu analisei - e eu gostei tanto que acabei indo caçar no eBay um exemplar físico do Whole Earth Catalog. Chegou mês passado, todo destruído, mas lindão. Achei incrível sua postura contra o Castells (ele foi um dos caminhos que eu quis ao máximo evitar na minha pesquisa também). Um livro que acho que você iria curtir muito, se já não conhece, é o Net Effect, do Douglas Streeter. Ele revisa a historiografia da internet também, mas usando o romantismo como chave de interpretação. Dos que eu li, é um dos meus favoritos (junto com o do Turner, hehe).

Avatar de Clara Browne

Ah, que massa seu doutorado! Cê tem artigo publicado sobre o assunto? Adoraria ler! Também quero ler a tese quando estiver pronta! Aliás, pergunta por curiosidade: em que área você tá fazendo seu doutorado?

Nossa, não acredito que você conseguiu um Whole Earth Catalog!!!! Que incrível!!! Queria muito ver um desses nas mãos também.

Isso do Castells é complicado, né? Foi uma conversa que tive muito com minha orientadora, mas acho que a gente tem que criticar mesmo, e mais ainda: tirar do centro. Me dá nervoso que sempre que falo que pesquiso a internet automaticamente falam do Castells e eu fico meio "ah, não, ele não" kkkkk Tem tanta gente incrível falando sobre esse período com um olhar muito mais crítico, não dá pra ficar no Castells. Por mais que ele de fato tenha ajudado com as partes sem graça da historiografia kkkk

Não conheço Net Effect! Já tô procurando aqui. A real é que mestrado é um tempo tão curto que você lê o que aparece na sua frente, né? Mas o plano agora é fazer todas as outras leituras (porque o plano é doutorado kk). Achei muito curioso isso do romantismo como chave de interpretação, casa muito com uma questão que tive uns anos atrás de que estávamos (e de certa forma ainda estamos) em um período muito Romântico, muito focado no Eu e na subjetividade. Vou super pegar esse livro pra ler! Obrigada pela dica!

Avatar de Bolívar Escobar

Eu estou na pós-graduação em Design na UFPR, na linha de teoria e história! Justamente por isso, minhas publicações até agora estão mais pro lado do design. Agora que já qualifiquei e minha pesquisa tá na fase de análise dos dados, eu espero poder trazer alguma contribuição mais sólida pra essa parte da tecnologia e da internet. Assim que tiver alguma coisa boa publicada eu passo avisando sim! Se você for seguir seu doutorado nessa linha da internet e seus efeitos e quiser trocar uma ideia, por favor, só mandar um e-mail pro bolivarescobar arroba gmail que a gente conversa :)

P.S.: a Giselle Beiguelman é uma das profes da minha banca. Super querida e com ótimas sugestões e comentários, hehehe!

Avatar de Denis Soares

o editor da Monstro dos Mares passou por sérios problemas de saúde e estava retornando para sua cidade natal no Rio Grande do Sul para ficar perto de familiares; creio que a editora esteja com atividades suspensas

Avatar de Clara Browne

menino, coitado! espero que fique tudo bem! eu não tava de sacanagem, é uma editora que adoro e queria mt conseguir apoiar!

Avatar de Naūno

Han é o novo Bauman.

Avatar de ursinhocu

prometo tentar nunca mais citar pierre levy em toda minha vida

Avatar de Sérgio Luis L. Rocha

faltou "The Expulsion of the Other, Society, Perception and Communication Today" (não sei se tem em Português) ^-^.

Avatar de Wagner Zamburi

acabei de ler tudo isso em um evento chamado Vozes do Ecommerce, assistindo uma palestra sobre coleta de dados, CRM e conversão em vendas (coisas do meu trabalho) hahaha

Avatar de Clara Browne

Força, guerreiro ✊🏼