referências bibliográficas: maio de 2024
boas vindas aos que chegaram e tudo que não vi, li ou ouvi esse mês
🛸 olá, internautas! 🛸
antes de qualquer outra coisa, gostaria de dar boas vindas a todo mundo que chegou esse mês! não sei de onde veio tanta gente (aparentemente, dos eua?? e de honduras?? o que só me deixa mais confusa), e pra ser honesta ainda tô meio chocada, mas o choque não diminui a felicidade de ter vocês aqui na newsletter! bem-vindes!
com tanta gente nova, decidi dar uma repassada em como as coisas funcionam por aqui. a começar dizendo que é pra todo mundo se sentir à vontade pra responder os e-mails ou comentar no app, independente do tempo da publicação e do que vocês acharem que têm ou não pra acrescentar. eu leio todas as respostas e, mesmo que costume demorar pra responder, penso muito em tudo que vocês me escrevem. adoro conversar com vocês. então, sério mesmo, fiquem à vontade. só não me xinguem, pfvr, eu sou só uma humana.
costumo repetir bastante isso, então me perdoe quem já tá cansade de saber, mas vamos lá: sou uma discursista, atualmente na reta final do meu mestrado, e pesquiso, assim, muito mal explicado, como as técnicas digitais afetam as nossas culturas. tem MUITA coisa que sai disso e essa newsletter surgiu da minha necessidade de desenvolver essas ideias fora da academia, numa estrutura mais livre e sem exigências do gênero acadêmico. vocês já devem ter percebido, mas não faz mal falar com todas as letras: sou anarco anti-capitalista e, não obstante, uma mulher cansada. o que escrevo vem desse lugar. eu também sou humana. o que significa que tenho muitos outros interesses, sentimentos complexos, incongruências e cometo erros & acertos. se você se interessa por me acompanhar num nível mais pessoal, cê pode seguir a minha newsletter de ensaios pessoais (onde só escrevo quando tenho o que dizer) e meu instagram (onde posto stories caóticos). você também pode seguir minha conta de cursed images, mas meus posts lá são esporádicos e horríveis. dito isso, minha melhor curadoria segue sendo no pinterest. o que posso dizer? gosto muito de imagens.
mas aqui é o seguinte: uma vez por mês, eu vos trago um texto sobre algum aspecto da técnica digital. normalmente é uma coisa que tem estado na minha cabeça, que só sentando e escrevendo pra entender qual é a Questão exatamente, e que acho importante de levar pra outras pessoas. às vezes o tom é mais Deixa Eu Te Explicar Uma Parada, outras vezes é mais Me Ajuda A Explicar Uma Parada, mas é sempre tentando entender melhor aspectos da digitalidade.
os textos são gratuitos e o acesso ao arquivo também. eu acredito demais na partilha de ideias e meu intuito com essa newsletter é poder espalhar e trocar ideia com outras pessoas. eu também acredito que o acesso ao conhecimento deve ser pra todes. é por isso que é de graça, é por isso que gosto quando cês me respondem e que fico feliz quando vejo outras pessoas compartilhando as edições por aí. eu não planejo “monetizar” essa newsletter no sentido de colocar propaganda ou patrocínio nem tenho estratégia de marketing pra ter mais alcance e assinaturas. nada contra quem faz isso, muito contra o sistema que obrigada ter que fazer isso. só não é algo que particularmente me interessa, e é uma lógica acumulativa com a qual não opero.
dito isso, essa é uma newsletter escrita por uma bolsista da universidade pública, e escrever essas edições mensais dá um trabalho enorme. então deixo como opção uma inscrição paga para as pessoas que querem e podem contribuir financeiramente com o meu trabalho aqui. são dez reais por mês, e o plano anual tem um mês de desconto. mas você pode deixar o quanto quiser, é contigo.
como agradecimento a quem contribui financeiramente com a newsletter, todo último dia do mês mando o que chamo de referências bibliográficas, que é meio que um apanhado de coisas que li, vi e ouvi no mês que me fizeram pensar pensamentos e um textinho curto com a minha opinião. a ideia é abrir um pouco dos bastidores da newsletter, com algumas coisas que levam ao que escrevo nas edições mensais e outras que na vdd me fazem esquecer das coisas em que normalmente penso. eu também sou mt fã de grandes apanhados de dicas, então esse é meu jeito de fazer isso. antes do paywall, no entanto, sempre escrevo um textinho com alguma coisa em que andei pensando no mês, algo mais descompromissado e ainda bacana, então mesmo se você não pode ou quer contribuir financeiramente com esse trabalho, tem também alguma coisa pra você e esse não é só um e-mail irritante que você vai mandar direto pro lixo. porque o mais importante aqui é a troca de ideias.
dito tudo isso, espero que você dê risada quando eu disser que, esse mês, as referências bibliográficas vão ser um pouco diferentes do usual. com o prazo do depósito da dissertação na esquina, não vi, ouvi ou li nada que me fez pensar esse mês. porque todos os meus pensamentos são gastos na minha pesquisa.
então, todas as minhas recomendações se resumem a:
- o ep we made out etc. do mortified, que tá especialmente delicioso;
- o ep dear honk and jane de dear hank and john, que me fez gargalhar e pensar na minha amiga lulu;
- lulu inclusive me trouxe uma belíssima caixa de vonau quando tava passando mal esses dias. esse remédio não apenas me curou como também descobri que é patenteado pela usp, o que faz dele perfeito;
- e, por fim, o álbum right place, wrong person, do rm, que deus abençoe me trouxe vida no fim do mês.
sendo isso tudo que me restou, hoje vos apresento uma lista das 22 abas abertas no meu celular. esse número, na vdd, é bem razoável pra mim. pelo que me lembro, o meu máximo foi em algum momento lá por 2018/ 2019, em que tive 56 abas abertas juntando celular e computador, o que é completamente insano. hoje em dia, no pc, a minha única aba aberta 100% do tempo é a do sinonimos.com. todo o resto é documento de word ou pdf da pesquisa.
enfim! espero que gostem de tudo que não li! me contem o que é bom e o que não é, porque eu não sei. divirtam-se por vocês e por mim também, porque tô proibida de me divertir até dia 17 de junho. é isso aí, bem-vindes à intern3t!!11